<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Raças de Cães

SAUDAÇÕES PESSOAL,

AQUI TEMOS MUITAS RAÇAS DE CÃES EM ORDEM ALFABÉTICA. SAIBA MAIS SOBRE OS CÃES, SUA ORIGEM E SE VOCÊ RECONHECE OS ASCENDENTES DOS SEUS VIRA-LATAS, OS MAIS QUERIDOS DO BRASIL....RSRSSSS.

ABRAÇOS A TODOS E SE DIVIRTAM.

DR. MÁRIO MATTIACCI

Afghan Hound
Local de origem: Afeganistão
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Esta raça é da família dos galgos, mas a origem é praticamente desconhecida. Era utilizado como cão de guarda e de caça no seu país de origem, o Afeganistão. Eram muito apreciados pelos soberanos Afegãos. Foram para a Europa, levados pelos soldados, após o término da Segunda Guerra Afegã, no final do século XIX.

CARACTERÍSTICAS
Afetuoso, apegado ao dono, mas distante com estranhos. É um belo animal e muito elegante. Calmo, porém algumas vezes voluntarioso, necessita de uma educação firme e não gosta de ser incomodado. Atlético, resistente, veloz e cheio de vitalidade. Seu andar é flexível e elástico. Sua pelagem é longa, fina e sedosa. As orelhas e as pernas são cobertas de pêlos longos. Na face o pêlo é bem curto.
Cor: Todas as cores são aceitas.
Peso: de 23 a 30kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. É importante que tenha condições de praticar muitos exercícios. Sua pelagem necessita de cuidados diários.

Airedale Terrier
Local de origem: Inglaterra
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
A raça originou-se em Yorkshire, Inglaterra. Foi criado para a caça de lontras. É chamado de "rei dos Terriers". Reconhecido pela sua coragem, participou da 2a Guerra Mundial como mensageiro, sentinela ou cão de ataque.

CARACTERÍSTICAS
Este cão é ativo, cheio de vida, alerta e forte. É afetuoso com seu dono e calmo com crianças. Tem muitas aptidões, como ser um bom nadador, bom caçador, bom cão de guarda e muito corajoso, sendo, por isso, muito apreciado pela polícia e pelas equipes de socorro. É receptivo a treinamento. Seu pêlo é áspero, reto, cerrado e à prova dágua.
Cor: Preto ou cinza-azulado no dorso, os membros e a cabeça são castanhos. Aceitam-se alguns pêlos brancos entre os membros anteriores.
Peso: aproximadamente 20kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. É importante que tenha condição de poder praticar exercícios e passear diariamente. A pelagem é áspera e aramada, com subpêlo mais curto e macio.

Basset Hound
Local de origem: Reino Unido
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Esta raça surgiu de cruzamentos dos Bassets franceses e do Bloodhound, realizados por criadores da Inglaterra. Caracteriza-se, como todos os Bassets, pelas pernas curtas, no entanto é o mais pesado deles. Era utilizado para rastrear e caçar coelhos e lebres. Na Inglaterra foi apresentado em 1875, e a partir de 1883 foi introduzido nos EUA.

CARACTERÍSTICAS
Ele é independente, ativo e tem um excelente faro. Dócil, afetuoso e brincalhão, é uma boa companhia para a família e para crianças. Calmo, obstinado, paciente, de porte distinto, às vezes teimoso. A pelagem é lisa, curta e cerrada, e sua coloração é tricolor (preta, branca e castanha) ou bicolor (laranja e branco).
Peso: de 18 a 30kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento ou adestramento mais adequado. É importante que tenha condições de praticar muitos exercícios. São indicados cuidados com as orelhas e os olhos. Recomenda-se escová-lo regularmente.

 

Beagle
Local de origem: Reino Unido
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Raça de origem inglesa, o menor dos Hounds surgiu há muito tempo, pois antigos documentos indicam que esta raça teve um importante papel nos reinados de Henrique VIII e Elizabeth I. Era e é até hoje utilizado na caça de lebres e coelhos. Um bom animal para exposição. Pelo seu porte reduzido e com seu ótimo temperamento, agradou a todos, e além da caça, hoje é um popular cão de companhia e de estimação em todo o mundo.

CARACTERÍSTICAS
O Beagle é robusto, compacto, muito corajoso e com um excelente faro. É um cão muito vivo, brincalhão, inteligente e carinhoso. A pelagem tem coloração tricolor (preto, branco e fulvo vivo) ou bicolor (branco e fulvo vivo) e é curta, cerrada e áspera.
Tem muita energia, é "arteiro" como ele só, no entanto é um excelente companheiro para crianças e para a família.
Peso: Aproximadamente de 8 a 20kg.

DICAS
São importantes os cuidados com as orelhas e também escovações semanais no pêlo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o treinamento mais adequado. Precisa de muitos exercícios e de espaço para isso.

Bernese Mountain Dog
Local de origem: Suiça
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário da região de Berna, na Suíça, é uma raça muito antiga. Os invasores romanos traziam cães, utilizados no combate e como cães de guarda; estes provavelmente cruzaram com cães pastores nativos, dando início as bases da raça. O seu padrão foi publicado em 1907. Era utilizado, inicialmente, como cão de pastoreio e de tração, puxando carroças. Muito popular na Europa. Atualmente é também utilizado como animal de companhia e de exposição.

CARACTERÍSTICAS
É um belo animal, de boa índole e muito amistoso. É afetuoso, dócil, pacífico, uma boa companhia para a família e para crianças. É um guardião atento, corajoso e desconfiado com estranhos. Seu porte é harmonioso e bem proporcionado. A pelagem é longa, macia, espessa e levemente ondulada e tem coloração tricolor, fundo preto, com marcas castanho-avermelhadas nas bochechas, acima dos olhos, nos membros, na ponta da cauda e no peito. Tem uma estrela branca na testa e outra na área do peito conhecida como "cruz".
Peso: de 40 a 50kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre o treinamento mais adequado para esta raça. Não gosta de solidão. Necessita de espaço e de muito exercício. É suficiente uma escovação semanal.

Bichon Frisé
Local de origem: França
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Surgiu durante o século XI, do cruzamento do Maltês e de pequenos Barbets e Poodles. Foi reconhecido na França em 1933, e em 1960 se tornou Franco-Belga. Seu nome surgiu do diminutivo de "Barbichon", que em francês significa "cãozinho de colo".

CARACTERÍSTICAS
É alegre, amistoso, vivo e ativo. É sensível, afetuoso, gracioso, tem uma personalidade marcante e é um agradável animal de companhia. O pêlo é longo, fino, sedoso e com ondulações em forma de espiral. Costumam ser aparados em volta dos olhos A coloração da pelagem é unicamente branca.
Peso: de 2,5 a 6kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. Gosta de estar sempre acompanhado. São recomendados longos passeios diários. É recomendada a escovação diária da pelagem e também a observação dos olhos e orelhas.

Bloodhound
Local de origem: Bélgica
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
É uma das raças mais antigas de farejadores. A raça hoje conhecida descende dos Cães de Santo Humberto, criados pelos monges beneditinos numa Abadia que se situava na região das Ardenas (região montanhosa entre Bélgica e França). Passou a se chamar Bloodhound no século XI, quando foi levado para a Inglaterra por Guilherme, o conquistador.

CARACTERÍSTICAS
É dócil, afável, ativo, sensível, um agradável cão de companhia e bom para crianças. É um excelente rastreador, dono de um faro muito aguçado. É corajoso e determinado, um bom cão de guarda. O pêlo é liso, curto e áspero pelo corpo; nas orelhas e na cabeça é macio. A coloração da pelagem pode ser preta e ferrugem, fígado e ferrugem ou vermelho sólido.
Peso: de 36 a 48kg.

DICAS
A escovação da pelagem é regular. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o treinamento mais adequado. É importante que tenha condições de praticar muitos exercícios.

Border Collie
Local de origem: Reino Unido
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
A raça surgiu nos vales fronteiriços, ou "Borders", entre a Inglaterra e a Escócia. Daí provém o nome: Border Collie. Desde o século XVII, era utilizado para guardar os rebanhos. A raça foi fixada no século XIX, e em 1976 foi reconhecido pelo Kennel Club Britânico.

CARACTERÍSTICAS
Dono de muitas qualidades, o Border Collie é inteligente, obediente, cheio de energia e determinado. É elegante e ágil. No trabalho de pastorear é muito habilidoso; ele praticamente "magnetiza com o olhar" os animais do rebanho. Seu caminhar é leve, erguendo bem pouco as patas do chão. É dócil, muito dedicado ao seu dono e desconfiado com estranhos. O pêlo é cerrado e liso, podendo ser longo ou curto, com subpêlo macio e denso. Na cor da pelagem o branco não deve predominar, ficando ao redor do pescoço, no peito e nos membros inferiores. O mais conhecido é o que tem a cor preta no restante do pêlo, contudo existem de outras cores.
Peso: de 15 a 20kg.

DICAS
Recomenda-se que se inicie a sua educação por volta dos seis meses, podendo se estender por um ou dois anos. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação da raça como animal de companhia e qual o treinamento mais adequado. Precisa de muito espaço e de muitos exercícios diariamente. É um cão de pastoreio, utilizado para tanto em todo o mundo devido às suas qualidades naturais.

Boston Terrier
Local de origem: Estados Unidos
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Foi desenvolvido por criadores americanos no final do século XIX, a partir do cruzamento entre Bulldogs e Bull Terriers. Tem o nome da cidade onde foi criado, Boston, nos EUA. Sua primeira apresentação ocorreu em 1870, e foi introduzido na Europa a partir de 1927. Nos Estados Unidos e na Inglaterra é muito utilizado como cão de exposição e de companhia.

CARACTERÍSTICAS
É vivo, inteligente e obediente. Tem um bom caráter, amoroso, paciente e é um bom companheiro. Ele é vigilante, decidido e mesmo pequeno é um bom cão de guarda. O pêlo é curto, liso e fino. A coloração da pelagem é mesclada com marcas brancas (exigidas entre os olhos, ao redor do focinho e no peito), mas também se aceita o preto no lugar do mesclado.
Peso: de 7 a 11kg.

DICAS
É importante que tenha condições de praticar atividades físicas regularmente. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. É recomendada a escovação diária da pelagem e também a observação dos olhos e das dobras da face.

Boxer
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originário da Alemanha, esta raça surgiu no final do século XIX, do cruzamento do cão de caça Büllenbeisser germânico e do Bulldogue inglês. Na Primeira Guerra Mundial foi utilizado pelo exército alemão. Na década de 1930 foi apresentado pela primeira vez na Inglaterra.

CARACTERÍSTICAS
O Boxer é extrovertido, afetuoso e brincalhão. É muito apegado à família e ao seu dono. É fiel, vigilante e corajoso. É uma raça vibrante, dinâmica, com um temperamento autêntico, bom cão de guarda e receoso com estranhos. Seu caminhar é ágil, elegante e firme. A pelagem é lisa, brilhante, curta e áspera. A cor da pelagem é ruiva ou rajada com marcas brancas, a máscara é preta.
Peso: de 25 a 30kg.

DICAS
É indicado que a educação do Boxer inicie muito cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha condições de praticar muitos exercícios. Gosta muito de passear, mas deve-se evitar os dias muito quentes. A pelagem curta não exige cuidados particulares.

Bull Terrier
Local de origem: Reino Unido
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Foi desenvolvido no século XIX, do cruzamento de Bulldogs e Terriers na Grã-Bretanha. Em 1933 o Bull Terrier foi reconhecido pelo Kennel Club. Era utilizado como cão para rinhas (briga), que foram proibidas no século XIX.

CARACTERÍSTICAS
É decidido, forte, ativo e devotado. É carinhoso, afável, leal, um companheiro agradável, sendo a fêmea confiável com crianças. É atento, inteligente, corajoso e determinado. Pouco amistoso com outros cães. O pêlo é curto, áspero e cerrado. Na coloração da pelagem, unicamente branca, aceitam-se manchas na cabeça, e admite-se também o rajado preto, o avermelhado, ferrugem e tricolor.
Peso: de 23 a 28kg.

DICAS
Gosta de estar sempre acompanhado. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que possa praticar muitos exercícios. É indicada a escovação semanal da pelagem.

Bulldog Americano
Local de origem: Estados Unidos
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originário dos EUA, do século XVIII. Desenvolveu-se a partir dos antigos Bulldogs ingleses levados para os EUA durante a colonização. Era utilizado como cão de briga, para a caça e para a guarda.

CARACTERÍSTICAS
É ativo, audacioso e resoluto. É leal, devotado, um bom companheiro para a família, brincalhão e gosta de crianças, mas é importante que um adulto esteja presente nas brincadeiras com crianças pequenas pelo porte e pela força que ele tem. Tem um porte imponente e vigoroso. É pouco ladrador, desconfiado com os estranhos, um bom cão de guarda. O pêlo é curto, liso e cerrado. Na coloração da pelagem permite-se o branco, branco e rajado, branco e marrom.
Peso: de 29 a 58kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre o adestramento mais adequado. Necessita de espaço e exercício. A pelagem requer poucos cuidados específicos, podendo ser escovada regularmente.

Bulldog Francês
Local de origem: França
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Por volta de 1880, chegaram à França alguns Bulldogs trazidos por tecelões ingleses, e o cruzamento deles com algumas raças, possivelmente o Pug, o Griffon Belga e o Brabaçon, deu origem à raça atual. No final do século XIX o padrão da raça foi estabelecido.

CARACTERÍSTICAS
É inteligente, sensível e tem boa índole. É ativo, algumas vezes travesso, é um companheiro afetuoso e dócil com as crianças. Esta raça requer atenção e carinho. É corajoso, enérgico, um bom cão de guarda e pouco amistoso com outros cães. O pêlo é curto, liso, macio e brilhante. Na coloração da pelagem permite-se o rajado, o branco e mesclado (marcas brancas no peito e na cabeça), o castanho, o preto e ferrugem.
Peso: de 8 a 14kg.

DICAS
Recomenda-se que o seu adestramento inicie cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. Bastam passeios breves, evitando-se os períodos mais quentes. Pode ter dificuldades respiratórias no calor. É indicado que na época de troca de pêlos a escovação seja feita diariamente. Também se recomenda observar as dobras da face e os olhos.

Bulldog Inglês
Local de origem: Reino Unido
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originário da Grã-Bretanha, esta raça foi criada para combater touros. Tal prática foi proibida no século XIX. Seu primeiro padrão foi publicado em 1875. Para obter melhoria em alguns detalhes da raça, foram feitos cruzamentos, que tornaram o Bulldog um animal de companhia.

CARACTERÍSTICAS
É afetuoso, leal e confiável. É muito apegado ao seu dono, um ótimo companheiro para a família e para crianças. É calmo, às vezes arteiro e é amistoso com outros cães. O pêlo é fino, curto, cerrado e macio. Na coloração da pelagem são aceitos o vermelho uniforme e o rajado, e indesejáveis o preto e o fígado.
Peso: de 22 a 25kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha condições de praticar atividades físicas regularmente, evitando-se a época de calor intenso. É recomendada a escovação diária da pelagem e também a observação das dobras da face.

Bullmastiff
Local de origem: Grã-Bretanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
O Bullmastiff se originou no século XIX na Grã-Bretanha, do cruzamento do Mastim com Bulldogues. Inicialmente eram utilizados por guardas-florestais em suas rondas e para guardar grandes propriedades. A raça foi reconhecida em 1924.

CARACTERÍSTICAS
O corajoso Bullmastiff é leal, alegre, equilibrado e confiável. É um bom animal de companhia e calmo com crianças. Ativo, vigilante, com faro excelente, ele é um bom cão de guarda. Tem um apetite enorme e é muito possante. O pêlo é liso, curto e cerrado. A máscara é preta no focinho e a cor da pelagem é sólida e brilhante, aceitando-se tons de rajado, fígado, dourado ou ruivo.
Peso: de 40 a 60kg.

DICAS
É indicado que sua educação inicie bem cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. Precisa de exercícios e de muito espaço, não é indicado para vida em apartamento. Necessita de escovação regularmente, bem como cuidados com as dobras de sua pele.

Chihuahua
Local de origem: México
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
É uma das menores raças do mundo, tendo seu nome derivado da região de Chihuahua, no México. No final do século XIX esta raça foi introduzida nos EUA e depois na Europa. Foi reconhecido pelo Kennel Club Americano em 1907.

CARACTERÍSTICAS
É vivo, inteligente e audacioso. Independente e corajoso, tem personalidade autêntica. É afetuoso e possessivo com seu dono. É bom ladrador, muito pouco amistoso com desconhecidos, um bom cão de alerta. Existem duas variedades de pêlo: curto (liso, cerrado e brilhante) e longo (com franjas onduladas). Na coloração da pelagem são aceitas todas as cores, sendo as tonalidades mais conhecidas o castanho, o chocolate e o creme.
Peso: de 1 a 3,5kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que possa passear diariamente. É indicada a escovação da pelagem com freqüência regular. Recomenda-se observar os olhos e os dentes e também a sensibilidade da raça quanto ao frio.

Chow-Chow
Local de origem: China
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário da China, é uma raça muito antiga, de mais de dois mil anos, o que se comprova devido à sua presença em gravuras datadas da Idade do Bronze chinesa. A rainha Vitória recebeu um exemplar em 1865. Foi reconhecida pelo Kennel Club britânico em 1894.

CARACTERÍSTICAS
É independente, corajoso e alerta, um bom cão de guarda. É vigoroso, possante, valente e tem porte digno. Tem uma personalidade autêntica às vezes desobediente. É afetuoso com seu dono e muito pouco amistoso com desconhecidos. Em geral, é dominador com outros cães. Existem duas variedades de pêlo: longo (farto, áspero e espesso, com subpêlo macio e "lanoso") ou curto (liso, reto e farto, com aproximadamente 4cm de comprimento). A coloração da pelagem é creme, ruiva, azul, castanha, preta-sólida ou vermelha.
Peso: de 18 a 25kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que faça passeios com freqüência. Também se recomenda que seja penteado e escovado diariamente.

Cocker Spaniel Americano
Local de origem: Estados Unidos
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário dos EUA, foi desenvolvido no final do século XIX, a partir do Cocker Spaniel Inglês. Em 1946 foi reconhecido pelo American Kennel Club.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, ativo, curioso e afável. É carinhoso, amigável, um bom animal de companhia para a família e para crianças. O pêlo é curto na cabeça e médio no corpo, tem franjas no peito, no abdômen, orelhas e membros. A coloração da pelagem é unicamente preta, preta e marrom, creme ou tricolor.
Peso: de 12 a 15kg.

DICAS
Oriente-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida em apartamento e qual o treinamento mais adequado. É aconselhável que possa passear todos os dias. Recomenda-se que a pelagem seja penteada e escovada diariamente. É indicado observar as orelhas.

Cocker Spaniel Inglês
Local de origem: Grã-Bretanha
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originou-se no País de Gales, na Grã-Bretanha, século XVIII. É uma das mais antigas raças Spaniel da Inglaterra. Era utilizado na caça aos galos selvagens. Em 1883 foi feito o seu reconhecimento oficial.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, vigoroso, inteligente e muito vivo. Seu porte é elegante e harmonioso. Tem um bom faro, é corajoso, independente, tem uma personalidade marcante e é um grande caçador. É carinhoso, dócil e meigo, um agradável animal de companhia. O pêlo é longo e sedoso, tem franjas sobre o corpo e nos membros, sendo que no focinho e na cabeça o pêlo é curto. A coloração da pelagem é variada, e tanto nos que têm cores sólidas quanto nos multicoloridos a cor branca só é aceita no peito.
Peso: de 12 a 15kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que possa fazer longas caminhadas todos os dias. Indica-se que a pelagem seja penteada e escovada duas vezes por semana e que as orelhas sejam observadas.

Collie
Local de origem: Reino Unido
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
É uma antiga raça que se originou na Grã-Bretanha no século XVI. O padrão da raça foi estabelecido em 1885. Durante muitos anos foi utilizado ao norte da Escócia, como pastor de ovelhas. Foi conferida mais categoria e importância a esta raça quando passou a ser criada no Castelo de Balmoral, na Escócia, pela rainha Vitória. No entanto, passou a ser conhecida no mundo todo através dos filmes "Lassie".

CARACTERÍSTICAS
É leal, inteligente e muito ativo. Tem um porte de grande dignidade e beleza. É carinhoso, dócil, um ótimo animal de companhia. Algumas vezes é acanhado e pode ser reservado com estranhos. O pêlo é longo, denso e áspero, sendo que o subpêlo é cerrado e macio. Possui uma juba completa e franjas nos membros. Existe uma variedade de pêlo curto, que é incomum. Na coloração da pelagem se aceita o tricolor (preto, ferrugem e branco), azul-melro (azul-prateado e rajado em preto) e branco, branco e castanho-claro.
Peso: de 18 a 30kg.

DICAS
Oriente-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha acesso a uma área espaçosa e condições de fazer atividades físicas. É recomendada a escovação da pelagem duas vezes por semana.

Dálmata
Local de origem: Iugoslávia
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Seu nome deriva da província da Dalmácia, na antiga Iugoslávia. Na Inglaterra é conhecido como "carriage dog", pois no século XVIII o Dálmata era considerado um "animal de luxo" e era utilizado para acompanhar as carruagens.

CARACTERÍSTICAS
É tranqüilo, dócil, calmo, uma boa companhia para a família e para crianças. É sociável e extrovertido. Forte, corajoso, vigilante, um pouco receoso com desconhecidos, é um bom cão de guarda. O pêlo é curto, liso e cerrado. A coloração da pelagem é branca com manchas pretas, ou branca com manchas de cor bordô, sendo que tais manchas devem ser bem redondas e separadas.
Peso: de 23 a 27kg.

DICAS
É recomendado que seu adestramento inicie cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. Recomenda-se que tenha condições de praticar muita atividade física diariamente. A pelagem requer escovação regular. Pode ser cão guia para cegos. Os filhotes nascem brancos e com o tempo aparecem as pintas (pretas ou bordô).

Dobermann
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Foi desenvolvido no final do século XIX. Sua história começou em Apolda, uma pequena cidade da Alemanha. O primeiro criador foi um cobrador de impostos, que precisava de um bom cão de guarda. Na sua criação participaram elementos de várias raças, como Pinscher, Dogue Alemão, Rottweiler, Pastor Alemão, entre outros. Seu padrão foi fixado em 1910.

CARACTERÍSTICAS
Inteligente, leal, corajoso, sociável, tem um sentido de proteção inato e é bastante desconfiado com estranhos. Seu temperamento é firme e vigoroso, tem grande capacidade de rastrear. Bastante devotado e fiel ao seu dono. A pelagem é lisa, curta e cerrada, e sua coloração pode ser Preta ("Black and tan") ou Marrom, com marcas "fogo" no focinho, nas bochechas, na garganta, antepeito, membros e na ponta das coxas.
Peso: de 30 a 40kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o adestramento mais adequado. Não gosta de estar em local fechado e espaço pequeno. Necessita de bastantes exercícios. A freqüência da escovação da pelagem é regular.

Dogo Argentino
Local de origem: Argentina
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XX. O criador do Dogo Argentino foi o Dr. Antônio Martinez, que realizou cruzamentos entre várias raças, principalmente o Boxer e o cão de combate de Córdoba, Espanha. Em 1975 foi estabelecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional) como a única raça de cães de origem argentina.

CARACTERÍSTICAS
É audaz, ativo e enérgico. É imponente, elegante, leal ao seu dono e gosta de companhia. É ágil, corajoso, valente, um bom cão de guarda. É dominador com outros cães. O pêlo é curto, liso e cerrado. A coloração da pelagem é unicamente branca.
Peso: de 26 a 50kg.

DICAS
É indicado que o seu adestramento inicie bem cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. São indicados passeios várias vezes por dia, prática de muitos exercícios e permanência ao ar livre. É recomendada a escovação da pelagem uma a duas vezes por semana e também a observação da higiene dos olhos.

Dogue Alemão
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Um dos cães mais altos do mundo. Uma raça semelhante aparecia em pinturas egípcias datadas de 5 mil anos. Com o cruzamento com Greyhounds ganharam graça e elegância, e a partir de 1878 todas as variedades foram agrupadas sob o nome de "Dogue Alemão".

CARACTERÍSTICAS
Suas grandes proporções combinam com sua grande dignidade, elegância e jovialidade. É um ótimo animal de companhia, amigável com as crianças. Calmo, sensível, afetuoso. É reservado com estranhos. Seu caminhar é leve e harmonioso, com seu porte real é chamado de "Apolo dos Cães". Sua pelagem é curta, densa, macia e brilhante. A coloração do pêlo pode ser rajada, ruiva, azul, preta ou branca com manchas pretas ou azuis.
Peso: de 30 a 50kg.

DICAS
É recomendada a prática de exercícios regulares, é esportivo e precisa de espaço. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação da raça em ambientes com pouco espaço e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se a escovação do pêlo com freqüência regular.

Dogue de Bordeaux
Local de origem: França
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
É uma das mais antigas raças da França. Eram utilizados pelos açougueiros de Bordeaux e região como cão de guarda. Também eram usados para a caça. Em 1926 foi oficializado o seu padrão.

CARACTERÍSTICAS
É devotado, corajoso e resoluto. É calmo, carinhoso, às vezes travesso. É leal ao seu dono e manso com as crianças. É pouco amistoso com outros cães, valente e vigilante, um bom cão de guarda. O pêlo é fino, curto e sedoso. Na coloração da pelagem se aceita o amarelo-dourado, o castanho, o prateado e o mesclado, permitem-se também pequenas manchas brancas.
Peso: de 36 a 80kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha acesso a uma área espaçosa e possa praticar muita atividade física. Gosta de estar sempre acompanhado. A pelagem não requer cuidados específicos.

Fila Brasileiro
Local de origem: Brasil
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XVII, do cruzamento de cães trazidos pelos colonizadores, como Mastins, Buldogues e Bloodhounds. Era utilizado para o rastreamento, como guarda e guia dos rebanhos de gado, e também para a caça.

CARACTERÍSTICAS
É amigável, ágil e audaz. Tem um excelente faro, é obediente com o seu dono e paciente com as crianças. É corajoso, decidido, um bom cão de guarda e pouco amigável com desconhecidos. O pêlo é macio, curto e cerrado. Na coloração da pelagem são permitidas todas as cores sólidas ou mescladas menos o branco, que só deve aparecer nas patas, no peito e na ponta da cauda.
Peso: de 40 a 50kg.

DICAS
Esta raça necessita de muito espaço e de muitos exercícios. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o adestramento mais adequado. A pelagem requer poucos cuidados específicos.

Fox Paulistinha
Local de origem: Brasil
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no Brasil no século XX, do cruzamento de cães Terriers. Era utilizado inicialmente para a caça de animais pequenos e também como cães de guarda.

O padrão da raça foi reconhecido internacionalmente em 1995.

CARACTERÍSTICAS
É vivo, inteligente, muito ativo e com um caminhar desembaraçado. É alegre, amigável e carinhoso. É afetuoso, leal e até possessivo com seu dono e é um bom companheiro. É bom ladrador, corajoso e atento. É pouco amistoso com desconhecidos, um bom cão de guarda e de alerta. O pêlo é curto, liso, fino e cerrado. Na coloração da pelagem o que predomina é o branco, tendo marcas no corpo e na cabeça das cores preta, marrom ou azul.
Peso: de 5 a 10kg.

DICAS
É recomendado que seu adestramento inicie cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. Necessita de espaço para gastar sua energia, precisa de exercícios. É indicada a escovação semanal da pelagem.

Fox Terrier Pêlo de Arame
Local de origem: Reino Unido
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XVIII na Grã-Bretanha, e sua função inicial era a caça. O padrão foi estabelecido em 1876.

CARACTERÍSTICAS
É ágil, resoluto e muito ativo. É inteligente, corajoso e vigilante, um bom cão de guarda e de alerta. É devotado ao seu dono, um bom animal de companhia e calmo com as crianças. É dominador, tem uma personalidade enérgica e é bem pouco amistoso com seus congêneres. O pêlo é armado, denso e muito duro. A coloração da pelagem é branca na maior parte do corpo, com manchas mescladas pretas e castanhas.
Peso: de 7 a 8kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha condições de praticar muitos exercícios. A pelagem requer escovação de duas a três vezes por semana.

Fox Terrier Pêlo Liso
Local de origem: Reino Unido
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XVIII na Grã-Bretanha, e sua função inicial era a caça. O padrão foi estabelecido em 1876.

CARACTERÍSTICAS
É ágil, resoluto e muito ativo. É inteligente, corajoso e vigilante, um bom cão de guarda e de alerta. É devotado ao seu dono, um bom animal de companhia e calmo com as crianças. É dominador, tem uma personalidade enérgica e é bem pouco amistoso com outros cães. O pêlo é liso, denso e áspero. A coloração da pelagem é branca na maior parte do corpo, com manchas mescladas em preto e castanho.
Peso: de 7 a 8kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha acesso a uma área espaçosa e que possa praticar muitos exercícios. É indicada a escovação da pelagem uma vez por semana.

Golden Retriever
Local de origem: Reino Unido
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário da Grã-Bretanha. Era utilizado para encontrar, levantar e recolher a caça tanto na água quanto na terra. Atualmente é um popular cão de exposição, de trabalho e de companhia.

CARACTERÍSTICAS
É inteligente, ativo e amistoso. Tem um temperamento amável, seu caminhar é enérgico e tem um ótimo faro. É dócil, sensível, calmo e um ótimo animal de companhia. O pêlo é longo, baixo, ondulado e com franjas. Na coloração da pelagem são aceitas qualquer tonalidade de dourado ou creme.
Peso: de 25 a 34kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Indica-se que tenha condições de praticar muitos exercícios. É recomendada escovação uma ou duas vezes por semana. Esta raça é indicada para atuar como cão guia para cegos.

Greyhound
Local de origem: Inglaterra
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
É possível que seja descendente de antigos galgos do Egito, uma vez que cães semelhantes ao Greyhound ou Galgo Inglês aparecem representados em tumbas egípcias de aproximadamente 5 mil anos. Sua função inicial era caça à lebre. Desde 1927 e ainda nos dias de hoje compete em pistas de corrida.

CARACTERÍSTICAS
É dócil, amável e vivo. É ágil, veloz, dotado de uma visão muito boa e um excelente caçador. É sensível, meigo, tem boa índole, fiel ao seu dono e calmo com as crianças. Pouco amistoso com gatos e com cães pequenos. É indiferente com os desconhecidos. O pêlo é curto, liso, fino e cerrado. A coloração da pelagem pode ser preta, branca, vermelha, azul, fulva ou rajada.
Peso: de 27 a 32kg.

DICAS
Esta raça necessita de espaço e de condições para correr diariamente. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que a escovação do pêlo seja feita todos os dias.

Husky Siberiano
Local de origem: Rússia
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário da Rússia, o Husky é uma raça muito antiga e que descende dos lobos. Foi desenvolvido pelo povo nômade chamado Chuckchi, da Sibéria do Norte. Era utilizado para puxar trenós e cuidar dos rebanhos de renas. A partir de 1909 ficou muito conhecido por participar dos concursos de trenós no Canadá. O primeiro padrão foi estabelecido em 1930.

CARACTERÍSTICAS
É muito resistente, confiável, inteligente e ágil. É um bom companheiro, elegante, sociável e afável. Em geral é amistoso com outros cães e não desconfia de estranhos. Tem grande instinto de caça. O pêlo tem comprimento médio, liso e espesso, sendo o subpêlo denso e macio. Na coloração da pelagem são aceitas várias tonalidades de cinza, ferrugem e preto com marcas brancas.
Peso: de 15 a 28kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça como animal de companhia e qual o adestramento mais adequado. É recomendado que tenha intensa atividade física e muito espaço. A escovação da pelagem é com freqüência semanal.

Jack Russel Terrier
Local de origem: Inglaterra
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originário do século XIX, da Grã-Bretanha, condado de Devon. Foi desenvolvido pelo Reverendo Jack Russel, conhecido como o "Vigário Caçador". Era utilizado inicialmente para a caça. Foi reconhecido pela FCI (Federação Cinológica Internacional) em 1990.

CARACTERÍSTICAS
É alerta, vivo e independente. É afável e dedicado ao seu dono, um bom cão de companhia. É corajoso e tem uma personalidade decidida. Seu caminhar é fluente e vivo. É um animal de estimação muito popular. O pêlo ocorre em três variedades: liso, crespo e tipo "arame", sendo que nos três casos o pêlo é áspero e denso. A coloração da pelagem é branca na maior parte do corpo, com algumas marcas castanhas, "limão" ou pretas na cabeça e no início da cauda.
Peso: de 4,5 até 8kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É indicado que tenha possibilidade de fazer exercícios. A pelagem requer poucos cuidados específicos.

Kuvasz
Local de origem: Hungria
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Seus ancestrais são desconhecidos, possivelmente descenda de cães pastores do oriente. É originário da Hungria.

O Kuvasz é um cão de montanha e foi utilizado incialmente para a caça e posteriormente como cão de guarda dos rebanhos. É muito popular em seu país de origem.

CARACTERÍSTICAS
É corajoso, nobre e fiel, dotado de um faro aguçado, bom cão de guarda. É resistente, robusto e sóbrio. É bastante protetor, calmo com crianças e muito ligado ao seu dono.

O pêlo é longo e ondulado. Na cabeça o pêlo é curto e rígido, o subpêlo é macio e curto. A coloração da pelagem é única: branca ou marfim.
Peso: de 30 a 52kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça como animal de companhia, quanto à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. É indicado que tenha muito espaço e condições de praticar exercícios. É recomendada escovação diária da pelagem. Foi criado para guardar e defender os rebanhos.

Labrador Retriever
Local de origem: Canadá
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no Canadá, onde auxiliava os pescadores a puxarem suas redes. Foi introduzido na Inglaterra no início do século XX, onde a raça foi fixada. Era utilizado para a caça, recolhendo-as tanto na terra, quanto na água.

CARACTERÍSTICAS
É ativo, confiante e obediente. É amável e tem uma boa índole. É equilibrado, um encantador e bom animal de companhia para a família e muito manso com as crianças. É muito vivo, ágil, algumas vezes teimoso. Tem um faro aguçado, é um bom nadador e caçador. O pêlo é curto, denso e resistente à água. A coloração da pelagem é preta-sólida, amarela ou chocolate.
Peso: de 25 a 34kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o adestramento mais adequado. Gosta de estar sempre acompanhado. São recomendadas prática de muitos exercícios e cautela quanto à obesidade. Indica-se que o seu pêlo seja escovado duas a três vezes por semana.

Lhasa Apso
Local de origem: Tibet
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Esta raça é muito antiga, originária do Tibete. Vivia nos Templos e Palácios. Seu nome "Lhasa" deriva da capital do Tibete e "Apso" quer dizer cabra do Tibete, pois sua pelagem é parecida com a das cabras deste país. Era dado como presente pelo Dalai Lama, que tinha os mais belos exemplares, e recebê-lo era uma honra. Inicialmente seu comércio era proibido, por isso somente por volta de 1930 esta raça chegou na Inglaterra, e na Europa por volta de 1950. O primeiro padrão oficial foi definido em 1934.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, afável e dócil. É leal, sensível, carinhoso, um bom companheiro para a família e para crianças. É atento, corajoso, confiante, sua audição é bastante aguçada, pouco amistoso com estranhos, um bom cão de alerta. O pêlo é longo, liso e reto, com subpêlo médio. A coloração da pelagem pode ser os sólidos: cinza-escuro, dourado, areia, ardósia, avermelhado, ou bicolores preto com branco ou preto e marrom.
Peso: de 4 a 7kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Gosta de estar sempre acompanhado. É indicado que seu pêlo seja desembaraçado, penteado e escovado todos os dias.

Lulu da Pomerânia
Local de origem: Alemanha
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originou-se na Alemanha no século XIX. Foram introduzidos na Inglaterra, onde foram desenvolvidos mais leves e menores a partir do Spitz Branco da Pomerânia. O seu nome provém da Pomerânia, região que fica no litoral do Mar Báltico.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, ativo e alegre. É dedicado, amigável, afetuoso, muito apegado ao seu dono e até possessivo. É independente, corajoso, vigilante e pouco amistoso com desconhecidos, um bom cão de alerta. O pêlo é longo, liso e áspero, com subpêlo macio e denso, tem franjas fartas. Possui uma juba completa ao redor do pescoço e uma cauda bastante felpuda. Na coloração da pelagem permite-se o branco, o preto, o marrom (claro ou escuro), o laranja ou o cinza-lobo.
Peso: de 1 a 3kg.

DICAS
Gosta de estar acompanhado, principalmente de adultos. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É indicado que o seu pêlo seja escovado duas vezes por semana.

Maltês
Local de origem: Malta
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
É um dos mais antigos cães do grupo Bichon. Seu nome provém da Ilha de Malta, no Mediterrâneo. Na época da Rainha Elizabeth I era um dos cães preferidos da corte. Sua função inicial era de rateiro. Foi retratado por pintores como Goya e Rubens.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, inteligente, brincalhão e muito vivo. Seu caminhar é leve, rápido e rente ao chão. É amável, carinhoso, amistoso, um bom companheiro para a família. O pêlo é longo, muito liso, sedoso e brilhante. A coloração da pelagem é unicamente branca, sendo aceito o marfim pálido ou branco com manchas limão.
Peso: de 2 a 4kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Indica-se que tenha condições de praticar exercícios regularmente. Gosta de estar sempre acompanhado. É indicado que seu pêlo seja desembaraçado, penteado e escovado diariamente.

Mastiff
Local de origem: Reino Unido
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se na Grã-Bretanha, é uma raça muito antiga. Em 1883 foi publicado seu primeiro padrão. Foi utilizado inicialmente como cão de combate, de caça e de guarda.

CARACTERÍSTICAS
É dócil, inteligente e tranqüilo. É leal, tem boa índole, carinhoso com o seu dono e manso com as crianças. É corajoso, muito forte, vigilante, bem pouco amistoso com estranhos, um ótimo cão de guarda. O pêlo é curto, liso e denso. A coloração da pelagem é damasco, dourado, castanho-prateado, sendo que a máscara é preta.
Peso: de 79 a 100kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o adestramento mais adequado e quais os cuidados com as "escaras de decúbito" (calos), que se formam quando o animal não possui um local mais macio para repousar. Esta raça necessita de acesso a uma área espaçosa e de bastantes exercícios. Recomenda-se a escovação regular da pelagem. Requer dedicação do dono.

Mastim Napolitano
Local de origem: Itália
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Esta raça descendente de antigos molossos romanos. Dotada de muita força, originou-se no sul da Itália. Era utilizada no combate pelos soldados de Roma, que o levaram por toda a Europa. Também era utilizada na caça e na tração de carroças.

CARACTERÍSTICAS
É leal, vigoroso e obediente. É calmo, devotado e muito afável com seus donos e com as crianças. É corajoso, vigilante e protetor, pouco amistoso com desconhecidos, um bom cão de guarda. É dominador com outros cães. O pêlo é curto, liso, cerrado e brilhante. A coloração da pelagem pode ser preta, cinza-chumbo, marrom ou mesclado, aceitam-se marcas brancas no peito e nos dedos.
Peso: de 50 a 70kg.

DICAS
É recomendado que seu adestramento inicie muito cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. Necessita ter acesso a uma área bastante espaçosa e poder praticar muitos exercícios. Indica-se que a escovação do pêlo seja feita regularmente.

Old English Sheepdog
Local de origem: Reino Unido
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário da Grã-Bretanha, sendo uma das mais antigas raças de pastoreio. É também chamado de Bobtail. Foi utilizado inicialmente para o pastoreio e depois como guarda de ovelhas e de gado. Em 1888 foi reconhecido oficialmente no seu país de origem.

CARACTERÍSTICAS
É ativo, tem boa índole e é muito brincalhão. É dócil, carinhoso, um bom companheiro e calmo com as crianças. É inteligente, vigilante, tem noções de guarda. O pêlo é longo, farto e áspero, subpêlo suave e denso. Na coloração da pelagem são aceitos todos os tons de cinza, acinzentado ou azul, com ou sem marcas brancas.
Peso: de 25 a 30kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Gosta de estar sempre acompanhado. Recomenda-se que todos os dias tenha condições de se exercitar. É indicado que sua pelagem seja escovada diariamente.

Pastor Alemão
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XIX, no entanto seus ancestrais são remotos. Foi apresentado pela primeira vez em uma posição em Hannover, no ano de 1892. Versátil, é utilizado como cão de combate, farejador, sentinela e resgate.

CARACTERÍSTICAS
É ativo, inteligente e confiante. É alegre, leal e devotado. Muito obediente, é um afetuoso animal de companhia. É corajoso, vigilante, dotado de um ótimo faro e um ótimo cão de guarda. O pêlo é denso, liso e de comprimento médio. A coloração da pelagem é preta; cinza uniforme ou grisalha, ou estas cores combinadas com castanho-amarelado, marrom e marcas brancas.
Peso: de 20 a 40kg.

DICAS
Recomenda-se que o seu adestramento inicie cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Necessita de espaço e de exercícios. Gostar de estar sempre acompanhado. É indicado que a pelagem seja escovada duas vezes por semana.

Pastor Belga
Local de origem: Bélgica
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
O desenvolvimento da raça ocorreu no final do século XIX, do cruzamento de cães pastores de tamanhos e cores variadas. O Pastor de pelagem longa e preta foi denominado Groenendael, que é o nome de um Castelo que fica ao sul de Bruxelas, na Bélgica. Existem outras três variedades de Pastor Belga: o Laekenois, o Malinois e o Tervueren.

CARACTERÍSTICAS
É muito vivo, inteligente e sensível. É dinâmico, vigilante e tem uma personalidade autêntica. É muito devotado, afeiçoado e obediente ao seu dono. Pode ser bem pouco amistoso com desconhecidos, tem fortes instintos para a guarda e também para o pastoreio. O pêlo é longo, liso e denso, somente curto na cabeça, nas orelhas e na parte da frente dos membros. A coloração da pelagem é unicamente preta.
Peso: de 28 a 35kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. É recomendável que se sintam livres e tenham espaço e condições de fazer muitos exercícios diariamente. É recomendada a escovação da pelagem uma vez por semana.

Pastor Shetland
Local de origem: Escócia
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
No norte da Escócia existem as Ilhas Shetland, onde essa raça se originou. Era utilizado como cão de guarda e de pastoreio. No final do século XIX foi introduzido na Inglaterra, sendo reconhecido em 1914.

CARACTERÍSTICAS
É inteligente, ativo e extrovertido. É melindroso, manso e dócil. É vigilante e pouco amistoso com estranhos, um bom cão de guarda. O pêlo é longo, áspero e reto. O subpêlo é macio, curto e denso. A coloração da pelagem pode ser o preto marmorizado, tricolor (preto, branco e ferrugem pálido ou castanho-escuro), preto e branco ou preto e ferrugem.
Peso: de 5 a 10kg.

DICAS
É recomendável que possa passear diariamente e ter muita atividade física. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É indicada a escovação da pelagem duas vezes por semana.

Pequinês
Local de origem: China
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Esta raça é uma das mais antigas do mundo e tem o nome da capital de seu país de origem, a China. Aparece em figuras de bronze datadas de 4 mil anos. Vivia de forma privilegiada na corte imperial chinesa, como propriedade exclusiva do Imperador. Ficou conhecido no Ocidente em 1860, quando foi levado para a Inglaterra, após o saque ocorrido na Cidade Proibida.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, vivo, nobre e inteligente. É independente, determinado, corajoso, pouco amigável com estranhos, um bom cão de guarda. Seu caminhar tem um ligeiro gingado. É muito ligado ao seu dono, nem sempre amistoso com crianças. O pêlo é longo, liso e duro; com subpêlo grosso, com franjas abundantes. Na coloração da pelagem todas as cores e marcas são aceitas, com exceção das cores branca e fígado.
Peso: de 2,5 a 6kg.

DICAS
São recomendados passeios curtos todos os dias. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o treinamento mais adequado. É recomendado que seja penteado e escovado diariamente. Também se recomenda a observação dos olhos e das dobras da face.

Pinscher
Local de origem: Alemanha
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XIX, na Alemanha. Possivelmente descende do Black and Tan Terrier. Foi reconhecido em 1879. Era utilizado principalmente na caça de animais nocivos.

CARACTERÍSTICAS
É vivo, ativo e tem boa índole. É afetuoso, devotado e um bom companheiro para toda a família. É corajoso, vigilante, tem uma personalidade autêntica e é um bom cão de guarda. O pêlo é curto, denso e bem assentado. A coloração da pelagem é preta, castanha com marcas pretas, castanha-escura ou cinza com marcas vermelhas.
Peso: de 11 a 16kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha alguma atividade física. É indicado que o seu pêlo seja escovado regularmente.

Pinscher Miniatura
Local de origem: Alemanha
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XIX, na Alemanha. Descende do cruzamento do Pinscher alemão com o galgo italiano. É muito popular na Europa e nos EUA.

CARACTERÍSTICAS
É cheio de vida, inteligente e brincalhão. Tem um temperamento forte, é devotado à família e um bom companheiro. É corajoso, atento, bom ladrador e bom cão de alerta. O pêlo é curto, denso e bem assentado. A coloração da pelagem é o preto com marcas ferrugem ou castanho-escuro com marcas ferrugem.
Peso: de 2 a 4kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha alguma atividade física. É indicado que o seu pêlo seja escovado regularmente.

Pit Bull
Local de origem: Estados Unidos
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se nos Estados Unidos no século XIX, sendo inicialmente utilizado como cão de luta. Em 1936 a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club.

CARACTERÍSTICAS
É resistente, ágil, atlético e determinado. É muito devotado e fiel ao seu dono. É corajoso, vigilante, valente e um bom cão de guarda. O pêlo é curto, denso e áspero. Na coloração da pelagem permitem-se quaisquer cores, com exceção do branco puro, e também não se recomenda que tenha no corpo mais de 80% de branco, preto, ferrugem ou marrom.
Peso: de 23 a 36kg.

DICAS
É indicado que o seu adestramento inicie bem cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É recomendável que possa passear várias vezes por dia, praticar muitos exercícios e ficar ao ar livre. É indicada escovação de uma a duas vezes por semana.

Pointer Alemão de Pêlo Duro
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XIX, sendo reconhecido pela primeira vez em 1870, na Alemanha. A raça foi aperfeiçoada com o cruzamento com diversas raças, como Poodle, Pointer alemão de pêlo curto, Airedale Terrier, entre outros. É muito popular na Alemanha.

CARACTERÍSTICAS
É vivo, ativo e inteligente. É robusto, resistente e seu caminhar é vigoroso. É leal, manso, obediente, muito fiel e um bom companheiro. É ágil, corajoso, dono de um bom faro. É um ótimo caçador, e também cão de aponte. É pouco amistoso com outros cães. O pêlo é "tipo arame", de comprimento médio, muito duro e assentado ao longo do corpo. A função da pelagem é proteger o animal, tem o subpêlo denso. A coloração da pelagem pode ser castanho médio e branco, mistura de pêlos pretos e brancos, com ou sem marcas coloridas.
Peso: de 20 a 34kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. Indica-se que tenha condições de fazer longos passeios duas vezes por dia, pelo menos. É recomendado que o pêlo seja escovado diversas vezes por semana. Também se orienta a observação das orelhas.

Pointer Inglês
Local de origem: Reino Unido
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se na Grã-Bretanha no século XVII. Foi desenvolvido por criadores ingleses, que o aperfeiçoaram através do cruzamento com várias raças. Era utilizado inicialmente na caça à lebre. O Clube para a raça foi criado em 1891.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, ativo, ágil e muito rápido. É inteligente, corajoso e tem boa índole. No trabalho da caça é inigualável, seja pelo faro muito bom ou pela agilidade. Quando aponta a caça parece uma escultura. Seu porte é robusto e harmonioso. É leal, amável, afetuoso e um bom companheiro. O pêlo é curto, liso, duro e brilhante. Na coloração da pelagem o mais comum é o amarelo e branco, laranja e branco, fígado e branco, preto e branco, no entanto também são aceitos os que forem de uma única cor ou tricolores.
Peso: de 20 a 30kg.

DICAS
É indicada uma educação que equilibre disciplina, paciência e suavidade. Precisa ter acesso a uma área bastante espaçosa e de muito exercício. É indicado que o pêlo seja escovado uma vez por semana. Recomenda-se a observação das orelhas e a sensibilidade da raça quanto ao frio.

Poodle
Local de origem: França
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originou-se no século XV. Também conhecido como "Cão Carneiro", devido à sua pelagem. Em 1936 a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconheceu a raça como sendo francesa, e neste mesmo ano foi estabelecido um padrão. Existem quatro variedades: o Poodle Grande, o Poodle Médio, o Poodle Anão e o Toy. Atualmente é uma raça muito popular no mundo todo.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, alegre, ativo e esportivo. É sociável e tem boa índole. É confiável, muito fiel e um animal de companhia encantador. Chega a ser possessivo com o seu dono. É inteligente, obediente, um bom nadador e tem um ótimo faro. Seu caminhar é harmonioso e elegante. Existem duas variedades de pêlo: o encaracolado (farto, lanoso, denso e bem crespo) formando anéis nas pontas, e outra, cujo pêlo forma cordões curtos de diâmetro pequeno (farto, longo, denso e de textura fina). Na coloração da pelagem permite-se o branco, o preto, sendo que o abricó, o marrom e o cinza, devem ser uniformes.
Peso: de 20 a 30kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É recomendável que tenha condições de praticar exercícios regularmente. Gosta de estar sempre acompanhado. Seu pêlo deve ser penteado e escovado diariamente e suas orelhas devem ser observadas com freqüência. Esta raça tem períodos de muda na pelagem.

Pug
Local de origem: China
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Esta raça se originou na China e foi introduzida na Europa através da Holanda, vindo nos navios mercantes, a partir do século XVII. Posteriormente foi aperfeiçoada na Inglaterra.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, inteligente, robusto e corajoso. É dócil, leal, sensível e muito carinhoso. É amável, afetuoso, gosta da companhia dos adultos e de exclusividade de atenção por parte do seu dono. É pouco ladrador, no entanto mostra-se desconfiado com desconhecidos. O pêlo é curto, liso, macio e brilhante. Na coloração da pelagem permite-se o preto, o damasco ou o castanho-amarelado, sendo que nas cores claras tem a máscara e as orelhas pretas.
Peso: de 6 a 8kg.

DICAS
É recomendado que seu adestramento inicie bem cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. São indicados breves passeios, evitando-se os períodos mais quentes. Pode ter dificuldades respiratórias devido ao calor. A escovação da pelagem pode ser feita de duas a três vezes por semana. Também se recomenda a observação das dobras da face e dos olhos.

Rottweiler
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originário da Alemanha, seu nome provém da cidade de Rottweil. Esta raça é conhecida desde a Idade Média. Sua função era pastorear e guardar os rebanhos de gado. Chegou a ser denominado "Cão de Açougueiro", pois acompanhava os açougueiros locais como cão de guarda, levando pendurado ao pescoço o dinheiro de seus donos. A raça foi reconhecida em 1966.

CARACTERÍSTICAS
É obediente, resistente, forte e vigoroso. É decidido, tem forte instinto territorial, pode ser bem pouco amistoso com desconhecidos. É um ótimo vigia e cão de guarda. É protetor, obediente, inteligente e muito dedicado ao seu dono. O pelo é liso, cerrado e áspero com o comprimento médio. A coloração da pelagem é preta com marcas castanhas ou marrom escuras.
Peso: de 41 a 50kg.

DICAS
É indicado que o seu adestramento inicie cedo. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. Esta raça precisa de espaço e condições de praticar atividades físicas constantemente. É recomendada escovação diária na pelagem.

Sabujo de Berna
Local de origem: Suiça
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originário da Suíça é uma raça muito antiga, do século XV. O Sabujo bernês era utilizado especialmente para caça à lebre. Existem atualmente quatro variedades, cujos padrões foram estabelecidos em 1933. São eles: o Cão Sabujo de Berna, o Cão Sabujo Lucerna, o Cão Sabujo Suíço e o Cão Sabujo Bruno do Jura.

CARACTERÍSTICAS
É vigoroso, resistente e ativo. É dócil, amável, manso, bastante devotado ao seu dono e um ótimo companheiro. Utilizado na caça é um bom líder de matilha. O pêlo é curto, farto e áspero, sendo muito fino na cabeça. O subpêlo é denso e macio. A coloração da pelagem é branca com manchas pretas no corpo e marcas castanho-claro ou escuras na face.
Peso: de 15 a 20kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. Esta raça necessita de acesso a uma área ampla e com condições de praticar muitos exercícios. Indica-se que a pelagem seja escovada regularmente.

Saluki
Local de origem: Irã
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
É uma raça persa muito antiga, provavelmente de 3.000 a.C., cujo nome provém da cidade de Saluk, que existiu na Península Arábica. Era também conhecido como "Galgo persa". Em 1840 esta raça chegou à Inglaterra. Foi reconhecida pelo Kennel Club Britânico em 1923.

CARACTERÍSTICAS
É ativo, resistente e muito vivo. Tem um porte elegante, seu caminhar é desembaraçado e flexível. É dócil, afável, confiável, um bom companheiro e manso com as crianças. É um ótimo e veloz caçador, pouco amistoso com desconhecidos, e um bom cão de guarda. Existem duas variedades de pêlo: o curto e sem franjas, ou o liso, sedoso e com franjas nas orelhas, na cauda e nas patas. São aceitas todas as cores na pelagem.
Peso: de 15 a 30kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha condições de correr regularmente e fazer longos passeios todos os dias. A pelagem requer escovação de duas a três vezes por semana.

Samoieda
Local de origem: Rússia
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Esta raça é originária da Rússia, seu nome, inclusive, deriva de uma tribo nômade da Sibéria, os Samoiedos. Eram utilizados para guardar os rebanhos de renas, para carregar cargas e puxar trenós e auxiliar nas caçadas. Viviam muito próximos dos seus donos. Foram introduzidos na Grã-Bretanha por volta de 1890, e na Inglaterra tiveram seu padrão estabelecido.

CARACTERÍSTICAS
É um ótimo animal de companhia, dócil, calmo e sociável. É resistente, vigoroso e independente. Seu caminhar é livre, elegante e firme. É um atento cão de guarda e muito ladrador. Sua pelagem externa é longa, reta e farta, com subpêlo denso, curto e macio. Apresenta uma juba ao redor dos ombros e do pescoço. Na cabeça e na frente dos membros o pêlo é curto.

A coloração da pelagem pode ser branco puro, creme, branco e biscoito (as extremidades do pêlo biscoito e o fundo branco).
Peso: de 17 a 30kg.

DICAS
Esta raça precisa de espaço e de exercícios. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É indicada a escovação diária da pelagem.

São Bernardo
Local de origem: Suiça
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originária da Suíça, é uma raça muito antiga, descendente de cães Mastins romanos que foram levados aos Alpes. É muito conhecida pelas buscas e salvamentos que realiza. Em 1850 foi oficializado o seu nome como São Bernardo, e em 1887 foi estabelecido o seu padrão.

CARACTERÍSTICAS
É calmo, tranqüilo e amável. É sociável, dócil, muito dedicado ao seu dono e confiável com as crianças. É pouco amistoso com desconhecidos. O pêlo é de comprimento médio, crespo, denso e achatado, com subpêlo farto. Existe também uma variedade de pêlo curto que é denso e áspero. Na coloração da pelagem permite-se o branco e vermelho, vermelho e branco com manchas mescladas e marcas brancas ou mogno rajado. Na cabeça pode ter manchas pretas. A marca da cabeça, o peito, o colar, os pés e a ponta da cauda devem ser brancos.
Peso: de 50 a 100kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o adestramento mais adequado. Esta raça precisa de muito espaço e também de exercícios diários através de longos passeios, sendo que quem o levar precisa ter um pulso muito firme. Tem dificuldades em suportar o calor. É indicada uma escovação vigorosa todos os dias.

Schnauzer Gigante
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XV, na Alemanha. O Schnauzer Gigante descende do cruzamento do Boiadeiro de Flandres, do Dogue Alemão e do Schnauzer médio. Foi apresentado pela primeira vez numa exposição, em Munique, no ano de 1909. Das três variedades de tamanho, este é o mais popular na Europa.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, ativo e brincalhão. É afetuoso, leal e devotado. É um companheiro para toda a família e calmo com as crianças. Requer muita atenção. É corajoso, protetor, vigilante, pouco amistoso com desconhecidos e um ótimo guardião. O pêlo é duro, áspero e cerrado, com sobrancelhas eriçadas e barba dura. A coloração da pelagem é o preto sólido ou "sal e pimenta".
Peso: de 30 a 40kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha acesso a uma área espaçosa e com condições de praticar exercícios. É indicado que o seu pêlo seja escovado diariamente.

Schnauzer Miniatura
Local de origem: Alemanha
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se no século XIX, na Alemanha. O Schnauzer Miniatura foi desenvolvido através de seleções de indivíduos de porte pequeno. Acredita-se também no cruzamento com o Affenpinscher. Era utilizado como rateiro e animal de companhia.

CARACTERÍSTICAS
É cheio de vida, ativo e impetuoso. É afetuoso, leal e carinhoso. É um companheiro para toda a família e gosta de crianças. Tem personalidade autêntica e original. É vigilante, corajoso e pouco amistoso com desconhecidos. O pêlo é duro, áspero e cerrado, com sobrancelhas eriçadas e barba dura. A coloração da pelagem é o preto, "sal e pimenta", preto e prata ou branco.
Peso: de 4 a 7kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É recomendado que tenha acesso a uma área espaçosa e com condições de praticar exercícios. É indicado que o seu pêlo seja escovado diariamente.

Schnauzer Standard
Local de origem: Alemanha
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Esta raça é muito antiga. Originou-se no século XV, desenvolvendo-se em Wütemberg, na Alemanha. Era utilizado principalmente na caça de animais nocivos.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, ativo e muito inteligente. É afetuoso, leal e dedicado, é um companheiro para toda a família e calmo com as crianças. É corajoso, atento e incansável. É pouco amistoso com desconhecidos e um ótimo cão de guarda. O pêlo é duro, áspero e cerrado, com sobrancelhas eriçadas e barba dura. A coloração da pelagem é o preto sólido ou "sal e pimenta".
Peso: 15kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha acesso a uma área espaçosa e com condições de praticar exercícios. É indicado que o seu pêlo seja escovado diariamente.

Scotish Terrier
Local de origem: Escócia
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
É uma raça muito antiga, que se originou nas Highlands, ao norte da Escócia. Era utilizado inicialmente para a caça. Anteriormente conhecido como Aberdeen Terrier, seu padrão oficial foi publicado em 1889.

CARACTERÍSTICAS
É ativo, decidido, confiável e muito leal ao seu dono. Seu caminhar, vigoroso, é vivo e com passos curtos. É corajoso e dotado de uma personalidade impetuosa. Pouco amistoso com estranhos e um bom cão de guarda. O pêlo é cerrado, longo e áspero, com subpêlo macio, denso e curto. A coloração da pelagem é preta, trigo ou mesclado.
Peso: de 8 a 11kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades e qual o adestramento mais adequado. É indicada que sua educação inicie muito cedo. Recomenda-se que tenha condições de praticar atividades físicas diárias para gastar sua energia. É recomendada uma escovação freqüente.

Setter Inglês
Local de origem: Inglaterra
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Uma das mais antigas raças de cães de aponte da Inglaterra. O Setter foi aprimorado pelo criador Laverack, que fez esse trabalho por aproximadamente cinqüenta anos. Em 1873 foi reconhecido pelo Kennel Club Britânico. Seu nome "Setter" deriva do modo como ele se imobiliza para indicar a caça, seja semi-deitado ou deitado ("set" = rente ao solo).

CARACTERÍSTICAS
É elegante, leal e robusto. Tem uma boa índole, muito afável, dócil, um agradável animal de companhia. Vivo, veloz, dono de um ótimo faro, um excelente caçador. O pêlo é longo e sedoso abaixo das orelhas, levemente ondulado e tem franjas nos membros. A coloração da pelagem é laranja e branco,marrom e branco, preto e branco ou então tricolor (preto, branco e marrom) com manchas em todas as partes do corpo.
Peso: de 25 a 32kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. Gosta de espaço e necessita de exercícios. Recomenda-se que a pelagem seja escovada duas vezes por semana. Indica-se também a observação das orelhas.

Setter Irlandês
Local de origem: Irlanda
Porte: Médio
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário da Irlanda, esta raça desenvolveu-se a partir do cruzamento do Cão dágua Irlandês, do Pointer, do Setter Inglês e do Gordon Setter. Era utilizado inicialmente para a caça. Seu primeiro padrão foi publicado em 1885.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, independente, muito ativo, sensível, afetuoso e amigável. É um agradável animal de companhia e de estimação para toda a família. Seu porte é elegante e harmonioso. Dotado de um faro muito aguçado e ótimo caçador. O pêlo é longo, liso e brilhante, curto na cabeça e na parte da frente dos membros. Tem muitas franjas levemente onduladas. A coloração da pelagem é o vermelho intenso.
Peso: de 20 a 27kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre qual o treinamento mais adequado. Gosta de espaço e necessita de exercícios. Recomenda-se que a pelagem seja escovada diariamente. Indica-se também a observação das orelhas.

Shar pei
Local de origem: China
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originário da China, o exótico Shar Pei, é uma raça muito antiga, que era utilizada como guardiã dos Templos, como cão de briga, de caça e guarda. Foi introduzida nos EUA em 1970 e na Europa em 1980.

CARACTERÍSTICAS
É amistoso, dócil e afetuoso com a família e com crianças. É um bom animal de companhia. É alerta, ativo e independente. Seu temperamento é dominador, pouco amistoso com outros cães. O pêlo é curto, rígido e eriçado. A coloração da pelagem é sempre unicamente creme, preta, marrom, castanha ou ferrugem.
Peso: de 16 a 20kg.

DICAS
São indicados cuidados especiais com as dobras de sua pele. Recomenda-se que tenha condição de praticar exercícios diariamente. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação dessa raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É recomendada uma escovação semanal da pelagem.

Shih tzu
Local de origem: China
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originou-se na China, no século XVI. O nome Shih Tzu, em chinês, significa "cão-leão". Durante muito tempo viveu apenas na Corte Imperial chinesa. Foi introduzido na Inglaterra em 1930 e foi reconhecido pela FCI (Federação Cinológica Internacional) em 1954.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, vivo, inteligente e independente. É amigável, fiel e devotado ao seu dono. Necessita de muita atenção e carinho, é um companheiro encantador. Seu caminhar é elegante e harmonioso. É indiferente com desconhecidos. O pêlo é comprido e liso, aceitando-se uma leve ondulação, e o subpêlo é denso. Na coloração da pelagem permitem-se todas as cores, sendo apreciada uma risca na cabeça e a ponta da cauda da cor branca.
Peso: de 4,5 a 8kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É recomendável que tenha condições de passear todos os dias. É indicado que o pêlo seja penteado e escovado diariamente e também que seja preso sobre a cabeça. Também se recomenda a observação dos olhos.

Spitz Alemão Miniatura
Local de origem: Alemanha
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originou-se no século XIX, na Alemanha. Tem como ancestrais os cães que lembram o lobo. Também chamado de Klein. Em 1985 esta raça ganhou popularidade no mundo.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, ativo e alegre. É dedicado, amigável, afetuoso, muito apegado ao seu dono e até possessivo. É independente, corajoso, vigilante e pouco amistoso com desconhecidos, um bom cão de alerta. O pêlo é longo, liso e áspero, com subpêlo macio e denso, tem franjas fartas. Possui uma juba completa ao redor do pescoço e uma cauda bastante felpuda. Na coloração da pelagem permite-se o branco, o preto, o castanho, o laranja ou o cinza-lobo. Existem cinco variedades de porte: o Wolfspitz ou Keeshond, o Spitz Gigante, o Spitz Médio, Spitz Miniatura e o Spitz Anão.
Peso: de 8 a 10kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Gosta de estar acompanhado, principalmente de adultos. É indicado que o seu pêlo seja escovado duas vezes por semana.

Staffordshire Americano
Local de origem: Estados Unidos
Porte: Médio
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Foi desenvolvido no século XIX, por criadores dos EUA. É descendente do Staffordshire Bull Terrier. Foi utilizado inicialmente como cão de briga. Em 1936 o Staffordshire foi reconhecido pelo American Kennel Club.

CARACTERÍSTICAS
É robusto, forte e determinado. É leal e afetuoso, um bom companheiro. É inteligente, independente e muito corajoso, um ótimo cão de guarda e pouco amistoso com outros cães. O pêlo é curto, liso e cerrado. Na coloração da pelagem se aceita qualquer cor, cores únicas ou multicolor, com exceção do branco puro.
Peso: de 23 a 28kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É indicado que seu adestramento inicie muito cedo. Recomenda-se que possa praticar muitos exercícios e ficar ao ar livre. É indicada a escovação da pelagem de uma a duas vezes por semana.

Terra Nova (Newfoundland)
Local de origem: Canadá
Porte: Grande
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originou-se no Canadá, no século XVIII. Sua função inicial era auxiliar os pescadores da região a puxarem suas redes e também carroças. Foi introduzido na Europa no século XIX.

CARACTERÍSTICAS
É gentil, dócil e terno. É muito leal, paciente, um bom animal de companhia para a família e confiável com as crianças. Tem um grande instinto para salvamentos na água, seu porte é nobre e imponente. Seu pêlo duplo é longo, áspero, denso, possui uma textura oleosa e é à prova dágua. O subpêlo é denso e macio. Na coloração da pelagem admite-se o preto, o marrom, o chocolate, o cinza ou branco e preto (no caso do Terra Nova Landseer).
Peso: de 50 a 70kg.

DICAS
Aconselhe-se com o seu Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É recomendada que sua educação seja feita de forma estável e resoluta e com paciência, pois sua maturidade chega aproximadamente aos dois anos de idade. Adapta-se a viver em apartamento, desde que esteja sempre acompanhado. Recomenda-se que disponha de espaço e tenha condições de praticar exercícios e caminhadas. São recomendadas duas escovações semanais da pelagem.

Weimaraner
Local de origem: Alemanha
Porte: Grande
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Um similar desta raça aparece num quadro do pintor flamengo Van Dyck, do século XVII, no entanto existem incertezas sob sua exata origem. Na Alemanha, na corte do Duque de Weimar, foi criado como raça pura, no início do século XIX. É um dos mais antigos cães de aponte alemães.

CARACTERÍSTICAS
O Weimaraner é um belo animal, musculoso e de porte firme. Ele é afável e alerta, tem excelente faro, é determinado e um excelente cão de guarda. É um ótimo companheiro, inteligente, obediente e amistoso. Existem duas variedades: o de pêlo curto, que é liso, fino e duro, e o de pêlo longo (mais raro), que é liso e levemente ondulado no peito, pescoço e cauda. A cor da pelagem é cinza, prata ou castanho.
Peso: de 25 a 30kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que tenha condição de praticar exercícios e passeios. É indicada a observação da higiene das orelhas. É recomendada a escovação regular da pelagem.

West Highland White Terrier
Local de origem: Reino Unido
Porte: Pequeno
Pêlo: Longo
HISTÓRICO
Originário da Grã-Bretanha, das montanhas ocidentais da Escócia. Foi desenvolvido por criadores no século XIX. Era utilizado para caça de animais de toca. Em 1906 foi estabelecido seu padrão.

CARACTERÍSTICAS
É alegre, vivo, tem uma personalidade independente e forte. Está muito difundido atualmente. É afável, dócil, um bom animal de companhia para a família e para crianças. É corajoso, atento, um bom cão de guarda. O pêlo é longo, duro e sem ondulações, o subpêlo é curto e macio. A coloração da pelagem é unicamente branca.
Peso: de 6 a 10kg.

DICAS
A escovação da pelagem é diária. Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É indicado que tenha condições de fazer caminhadas diariamente.

Whippet
Local de origem: Reino Unido
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Originou-se na Grã-Bretanha, no século XIX. Foi desenvolvido no norte da Inglaterra. Existe uma hipótese de que ele teria se originado através do cruzamento do Pequeno Galgo Italiano, do Greyhound e de diferentes Terriers. Sua função inicial era caça à lebre, sendo utilizado em competições pelos mineiros britânicos. Seu nome deriva da expressão "Whip it", que quer dizer "rápido como o relâmpago". Foi também conhecido como "snap-dog" (cão salto). Em 1902 a raça foi reconhecida na Inglaterra.

CARACTERÍSTICAS
É vivaz, ágil e forte. É robusto e muito veloz. É dócil, calmo, muito afetuoso, um ótimo companheiro para a família e manso com as crianças. É corajoso, confiante, um bom cão de guarda. Seu porte é cheio de graça e elegância e seu caminhar é amplo. O pêlo é curto, fino e denso. Na coloração da pelagem aceita-se qualquer cor ou mistura de cores.
Peso: de 10 a 12,5kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. É recomendado que tenha condições de praticar muitos exercícios e que possa correr. Indica-se que a escovação do pêlo seja feita de uma a duas vezes por semana e que a sensibilidade da raça ao frio seja observada.

Yorkshire Terrier
Local de origem: Inglaterra
Porte: Pequeno
Pêlo: Curto
HISTÓRICO
Esta raça foi desenvolvida no Condado de Yorkshire, na Inglaterra, no século XIX, do cruzamento de cães das raças Skye, Cairn Terrier e Maltês. Era utilizada inicialmente pelos mineiros para a caça aos ratos que infestavam as minas de carvão. Hoje é uma raça muito popular em todo o mundo como animal de companhia.

CARACTERÍSTICAS
É confiante, muito ativo e esportivo. É carinhoso, afável, e um animal de companhia encantador. Tem dificuldades em suportar barulho excessivo. É dominador com outros cães. É inteligente, corajoso e independente. Late bastante e é um bom animal de alerta. O pêlo é sedoso, fino e brilhante, de comprimento médio no corpo e longo na cabeça. A coloração da pelagem é aço-escuro, azul atrás da cabeça, ao longo do dorso até a base da cauda. No peito, na face e nos pés é ferrugem-claro.
Peso: até 3kg.

DICAS
Aconselhe-se com o Médico Veterinário sobre a adaptação desta raça à vida nas cidades, em apartamento e qual o adestramento mais adequado. Recomenda-se que possa praticar muita atividade física. Gosta de estar acompanhado a maior parte do tempo. É indicado que o seu pêlo seja penteado e escovado diariamente.